sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Apuiarés Rumo a Conquista do Selo Unicef - ed. 2009 / 2012

SELO UNICEF


Criado em 1999 pelo escritório do UNICEF para o Ceará e o Rio Grande do Norte, o selo UNICEF - Município Aprovado teve como objetivo o estiulo à organização e ao trabalho comunitário nos 184 municípios cearenses, para que as gestões se tornassem mais inovadoras e participativas nas áreas de Direito, Educação e Saúde para Crianças e Adolescentes. O nome "Selo" está ligado ao processo de certificação para os municípios que se destacam nos cuidados para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A iniciativa foi lançada em junho de 1999, no Centro de Convenções, em festa para cerca de 300 convidados.
Nas duas primeiras edições só existiam os de eixos de Gestão de Desempenho foi acrescentado o eixo de Mobilização, como forma de envolver a comunidade das ações que o município desenvolve e atingir, mais diretamente, os direitos das Crianças e dos Adolescentes.
Na primeira edição (2000), o Selo contou com a participação, que se dá através de inscrição, de 170 dos 184 municípios cearenses. Dos inscritos, 27 ganharam o certificado, durante festa popular no Liceu de Messejana, com a presença do embaixador do UNICEF no Brasil, o humorista Renato Aragão.
Na segunda edição (2002), o Selo registrou a inscrição de 180 dos 184 municípios, dos quais 34 receberam a certificação, em festa popular realizadas diretamente em cada município, como forma de valorizar a participação popular na busca de melhores indicadores sociais.
Na terceira edição (2004), se insceveram 161 dos 184 municípios e, dentre ele, 52 municípios e Regional IV de Fortaleza conseguiram obter a certificação. A entrega dos troféus e certificados aconteceu durante uma grande mobilização social, que reuniu mais de 6 mil pessoas de vários municípios no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza. A festa foi apresentada por duas adolescentes, como se fosse uma programa de rádio e teve a participação especial de Renato Aragão.
Na quarta edição (2006) pela primeira vez o Projeto se expande para além do Ceará. desta vez, o Projeto Selo UNICEF - Município Aprovado passou a ser uma das ferramentas de mobilização do Pacto "Um Mundo para as Crianças e Adolescentes do Semi-Árido" para fazer valer a pena os direitos da infência e da adolescência em 11 Estados (além dos nove do Nordeste, Minas Gerais e Espirito Santo). Dos cercas de 1.500 municípios da região do Semi-Árido, 1.176 se inscreveram no Selo UNICEF. O projeto segue o modelo inicial, só que agora dividido em três eixos: Impacto Social, Gestão de Politicas e Mobilização Social. Até o final de 2006 serão conhecidos os vencedores.
Nosso município está escrito para a edição 2009/2012 no evento está presente o Governador do Estado Cid gomes e a representante do UNICEF no Ceará e falou a importância que tem o selo para as crianças e adolescentes dos municípios participantes, lembramos que a cidade aprovada tem permissão de usar a logomarca da UNICEF durante todo período que antecede a próxima edição, e para o novo preito o Governador anuncio um prêmio em dinheiro na ordem de R$100.000,00 por metas aos municípios campeões, nesta edição serão 20 metas avaliadas, então o prêmio é de R$2.000.000,00 .






Fonte: Site do Município

Nenhum comentário:

Postar um comentário