segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Projeto Tempo Verde, Vida Longa.

O nosso planeta está vivenciando grandes problemas ambientais. Defender e proteger a natureza é uma questão de bom senso, é dever da cada um que deseja proteger a própria vida. O futuro está em nossas mãos e o processo de degradação da natureza não pode ser tratado com indiferença, principalmente pela escola.
O projeto tempo verde, vida longa foi criado com o objetivo de sensibilizar a comunidade de Monte Alverne. Somos conscientes de que a escola sozinha não resolverá todos os problemas, mas sabemos que se cada um fizer um pouquinho com certeza fará a diferença.
Esse projeto foi criado em 2008 e através de suas ações temos em nossa escola uma pequena horta orgânica e algumas frutas que nos ajudam na merenda escola dos alunos. As plantas medicinais são de grande importância para o desenvolvimento de pesquisas realizadas por professores e alunos sem precisar sair da escola. Temos também um lindo jardim que enfeita nossa escola.
Na semana da árvore foram desenvolvidas várias ações relacionadas ao meio ambiente direcionadas pelo projeto. Com duração de uma semana no período de 21 á 25 de Setembro de 2009, e com uma programação bem elaborada que a cada dia era realizada uma atividade diferente que envolvia professores e alunos e pais com a seguinte metodologia;
1º Dia - Reflexão sobre o meio ambiente através da música "Herdeiros do Futuro";
2º Dia - Pesquisar para descobrirem os tipos de plantas existentes na escola e suas utilidades.
3º Dia - Entrevistas com os pais para descobrir os tipos de plantas existentes na comunidade, e na sala de aula reflexão sobre as queimadas e derrubadas, prática constante pelos moradores, depois em grupos a realização de listagem de plantas em extinção na comunidade;
4º Dia - Conhecer a importância das verduras para a alimentação das crianças e os cuidados que devemos ter com as mesmas. Em grupo fazer uma listagem de plantas medicinais e flores;
5º Dia - Seminário com exposição de cartazes e plantação de mudas na escola e comunidade. Algumas famílias se sensibilizaram e adotaram uma muda de planta.
Gostaríamos de agradecer a Secretária de Educação, principalmente a pedagoga Silvana que nos deu total apoio para o bom desempenho do projeto.
A parceria com a Secretária de Agricultura também foi de grande importância, direcionamos os nossos sinceros agradecimentos ao Secretário Francisco Barroso de Sousa Júnior pelas mudas de plantas que nos doou e pelo apoio que está nos oferecendo no que desrepeito a orientação técnica.
Tudo depende de Nós.

Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades. (Augusto Cury)

Nenhum comentário:

Postar um comentário